Bruno Domingos

Treinador principal de Futebol de Séniores Femininos (U. R. Ferreirense)

Bruno Domingos

team

Bruno Daniel Nunes Domingos

07-09-1977 (41 anos)

Formação Académica/Experiência Prof. Geral

1995/2000 – Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da    Universidade de Coimbra. Classificação final  de BOM, 15 valores.

1998/1999 – Curso de Especialização em “Futebol–Metodologia, Organização e Prática de Treino I”, na Universidade Claude-Bernard Lyon I – França. O Estágio foi realizado no Clube Olympique-Lyonnais, ao abrigo do Programa “ERASMUS”.

Classificação final de MUITO BOM, 17 valores.

1998/1999 – Curso de Especialização em “Futebol–Metodologia, Organização e Prática de Treino II”, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio foi realizado na Associação Académica de Coimbra-OAF.

Classificação final de MUITO BOM, 17 valores.

1999/2000 – Realização do Estágio Pedagógico na Escola Secundária de Avelar  Brotero, Coimbra, relativo à licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física.

Classificação final de MUITO BOM, 17 valores.

2002 – Curso de Musculação e Certificação em “Planeamento e Organização de Programas de Musculação”, no âmbito da “CONVENÇÃO DE FITNESS, CEF – REEBOK 2002”, Ginásio Clube Português em Lisboa. Classificação final de MUITO BOM.

2005 – Instrutor com carteira profissional de Personal Training – Curso de Diagnóstico e prescrição de exercício físico, ministrado pelo CEF (Centro de Estudos Fitness, Lisboa). Classificação final de BOM, 16 valores. Equivalência à Pós Graduação em Exercício Físico.

2004/2009 – Professor na Escola EB 2,3 de Arazede, Coordenador do Departamento de Educação Física, e VICE-PRESIDENTE da Direcção da Escola, num mandato de 3 anos.

2000/2017 – Colocação de Professor efectivo no Quadro do Agrupamento de Escolas de Mortágua, em concurso nacional do Ministério da Educação com 10 anos de serviço. Até ao momento com experiência de 15 anos de serviço no Ministério da educação.

2017/2018 – Colocação de Professor efectivo no Quadro da Escola Secundária/3ºCiclo D. Dinis, Coimbra, em concurso nacional do Ministério da Educação com 18 anos de serviço.

Formação Treinador

2001 – Curso de Treinador de Futebol de Grau I, certificado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por equivalência à licenciatura em Ed. Física o Estágio foi realizado no Clube Olympique-Lyonnais, França ao abrigo do Programa “ERASMUS”.

2007 – Curso de Treinador de Futebol UEFA B “Basic”/Grau II, certificado pela FPF/UEFA, realizado na A.F.Coimbra. Classificação final de APTO/BOM.

2007 – Curso de Treinador de Futebol UEFA B “Basic”/Grau II, certificado pela FPF/UEFA, realizado na A.F.Coimbra. Classificação final de APTO/BOM.

Experiência Profissional-Futebol Federado

2001/2002 – Treinador de Futebol no escalão de Iniciados, no Botafogo Futebol Clube de Cordinhã, participação federada no Campeonato de Futebol da Associação Futebol de Coimbra.

2002/2003 – Treinador de Futebol no escalão de Juvenis, no Botafogo Futebol Clube de Cordinhã, participação federada no Campeonato de Futebol da Associação Futebol de Coimbra.

2003/2009 – Treinador de Futebol nos escalões de Escolas, Infantis, Iniciados e Juvenis da Associação Académica de Coimbra– Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF), participação federada no Campeonato de Futebol da Associação Futebol de Coimbra e várias vezes campeão distrital.

2009/2011 -Coordenador Técnico de Futebol de 11 da Académica de Coimbra. Autor do Projecto de Formação da AAC-OAF, licenciado pela UEFA em 2009/2010.

O Vice-presidente Camilo Fernandes e o Diretor Geral, Pedro Roma, promoviam regularmente a ida de vários  atletas da formação aos treinos da equipa sénior, sob o comando de conceituados treinadores que colaboravam com a formação, nomeadamente: Domingos Paciência, André Villas Boas, Jorge Costa, José Guilherme Oliveira, Ulisses Morais e Pedro Emanuel.

2010/2011 – Treinador principal de Futebol no escalão de Juvenis A (Jun. B) da AAC–OAF, no Campeonato Nacional 1ª Div Zona Norte, 4º classificado da 2ª fase, com um conjunto de resultados invulgares na história da formação da AAC (golos marcados, sofridos, resultados…)

2010/2011 – Participação no III Torneio Internacional de Futebol, Sub-17, em Guimarães. Com a participação de equipas como AB Copenhaga,  Vitória de Guimarães, ASPIRE (Qatar), e Sporting CP, entre outras.

A AAC-OAF alcançou 3º lugar, tendo perdido na ½ Final com o Sporting CP por 1-0.

2010/2011 –  Participação num Torneio Internacional de Futebol, Sub.17/Sub.19 em Inglaterra no “Myerscough College”, alcançando a conquista do 1º lugar, com 3 vitórias e 1 empate, num total de 9 golos marcados e 3 sofridos :

Blackpool FC-1/AAC-OAF-4;

Myerscough College(Sub-19)-0/AAC-OAF-1;

Preston North-0/AAC-OAF-2;

Morecambe FC (Sub-19)-2/AAC-OAF-2

2013/2014 – Treinador principal de Futebol no escalão de Juniores A, do Clube Futebol União de Coimbra, no Campeonato Nacional 1ª Div. Zona Sul. Contratado apenas na 2ª metade da época. Função de Coordenador da formação C.F. União de Coimbra.

2014/2015 – Treinador adjunto do F.C. Pampilhosa a disputar o Campeonato Nacional de Séniores, série E.

Término do campeonato em 2º lugar com o melhor ataque do campeonato

Futebol feminino – 3 épocas – Liga Allianz

2015/2016 – Treinador principal de Futebol no escalão de Séniores Femininos do U. R. Cadima, Campeonato Nacional da 1ª divisão. (Descida de divisão).

Campeão da Taça da Associação Futebol de Coimbra.

2016/2017 – Treinador principal de Futebol no escalão de Séniores Femininos do U. R. Ferreirense, Campeonato Nacional da 1ª divisão, Liga Allianz, garantindo a Manutenção como 10ª Clf.

2017/2018 – Treinador principal de Futebol no escalão de Séniores Femininos do U. R. Ferreirense, Campeonato Nacional da 1ª divisão, Liga Allianz, garantindo a Manutenção como 8ª Clf.

Trabalhos Realizados

1998/1999 – Trabalho de pesquisa subordinado ao tema “Análise quantitativa dos factores individuais do jogo de futebol, na equipa de Iniciados da Associação Académica de Coimbra”, referente à opção de Futebol da disciplina de Organização e Prática de Treino do 4º ano da  Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física. Classificação Final  de MUITO BOM.

1998/1999 – Trabalho de pesquisa subordinado ao tema “Treino de Jovens Futebol, referente à disciplina de Treino Desportivo II do 4º ano da Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física, ministrada pelo Prof. Dr.º Francisco Sobral. Classificação final de  BOM, 16 valores.

1999/2000 – Trabalho de natureza Científico – Pedagógica (Monografia do núcleo de estágio da Escola Secundária de Avelar Brotero) subordinada ao tema “Intervenção Pedagógica – “Estudo comparativo entre uma turma de alunos surdos e uma turma de alunos «ouvintes»”, realizada no âmbito do Estágio Pedagógico, sob a coordenação da Dr.ª Elsa Ribeiro da Silva. Classificação Final  de MUITO BOM

1999/2000 – Trabalho de Investigação Científica subordinado ao tema – “A prática do desporto e os seus efeitos no sistema  imunológico”, com o subtítulo – “Estudo comparativo entre atletas amadores e profissionais de Futebol, relativamente ao aparecimento de Infecções do Tracto Respiratório Superior”, referente à Tese Final de Curso do 5º ano da Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física. Classificação final de  MUITO BOM, 18 valores.

2010/2011 – Colaborador numa dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto, na Universidade da Beira Interior, defendida por Pedro Afonso, intitulada: “Diagnóstico no Futebol para a Operacionalização de uma Perspetiva Dinâmica: O Remate no Futebol”, cujos testes foram realizados com os jogadores da equipa de Juvenis A da AAC-OAF do campeonato nacional da FPF, da qual fui treinador. Classificação final de MUITO BOM com Distinção.

Prémios de mérito profissional

2013 – Prémio/Galardão, “Cândido de Oliveira”, de renome nacional, atribuído por parte da ANTF (Associação Nacional Treinadores Futebol), no XII Congresso Nacional da ANTF em Oliveira de Azeméis, no dia 02-06-2013.

Este prémio pretende, simultaneamente, distinguir o mérito profissional no desempenho das funções relativas à época 2010/2011, como Treinador principal de Futebol nos Juvenis A (Jun. B), da Académica de Coimbra, Campeonato Nacional 1ª Div Zona Norte e perpetuar a memória do Saudoso e insigne “ Mestre” Cândido de Oliveira.